quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto de Leitura e Escrita CMER (Centro Municipal de Ensino Rural) Unidade III Lauro Miranda de assunção






 
JUSTIFICATIVA:
O cidadão de hoje vive em uma sociedade letrada e tecnológica. A realidade cria, a todo momento o , desafios que exigem uma visão crítica e ampliada sobre os recursos que estão a nossa volta. Nessas outras relações que agora se estabelecem, é significativo o papel das linguagens. Associadas ao poder da palavra - em livros, jornais, revistas, propagandas, nas ruas, nos letreiros, concretizam-se imagens, reais ou imaginárias, do passado ou do futuro.
Portanto é papel da escola adequar a ação pedagógica a essa realidade que nos cerca, alfabetizando os alunos num contexto letra, em que existam práticas sócias de leitura e escrita. Aprender a ler pressupõe não só "decifrar o código escrito", como interpretar e compreender os textos de diferentes gêneros, aprender a escrever envolve não só saber grafa o escrito, estabelecendo correspondência entre letra e som, mas também estar apto a produzir textos para diferentes situações comunicativas.


OBJETIVO GERAL:
Estimular a leitura e a escrita permitindo a criança múltiplas oportunidades para interatuar com a língua escrita, mesmo que não haja ainda o domínio formal e sistematizado dos códigos linguísticos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
. Compreender o sentido das mensagens orais e escritas desenvolvendo habilidades necessárias para o seu uso.
. Valorizar a leitura como fonte de informação, vizando o acesso ao mundo criado pela literatura.
. Construir significado do número natural, partindo de seus diversos usos pela sociedade.
. Estimular o pensamento lógico matemático através de diversas situações, utilizando relações, classificação com inclusão ou exclusão de classe de seriação.
. Solucionar situações que envolva a adição.
. Perceber as diversas cores e formas existentes no cotidiano.
. Compreender que a higiene do corpo, da mente e do ambiente contribuem para a manutenção da saúde individual e coletiva de forma integrada.
. Reconhecer a importância da utilização da água e necessidade de preservá-la.
. Adotar atitude para conservação da saúde.
. Reconhecer a importância do solo para os seres vivos.
. Participar das festividades da escola.
. Compreender a importâncias das datas comemorativas.
. Conhecer a origem da Páscoa.
. Compreender os diferentes significados dos símbolos religiosos, estabelecendo relações culturais de suas tradições.
. Propor boas ações e a solidariedade.
. Diferenciar o sentido espiritual do comercial.
. Expressar-se através das artes manuais e visuais.
. Conhecer algumas de suas possibilidades e levitações corporais de forma a estabelecer metas pessoais.

CONTEÚDOS: PORTUGUÊS:
. Leituras diversificadas ;
. Textos variados ;
. Produção de textos.
Matemática
.Números ;
. Quantidade ;
. Comparação ;
. Avaliação ;
. Lateralidade ;
. Adição;

. Conjuntos;
. Geometria, (as formas);
. As cores.

CIÊNCIAS:
. Higiene pessoal e ambiental;
. A água ;
. Saúde ;
. O Solo.

História / Geografia / Cultura do RN:
. A Escola ;
. A Família ;
. Datas comemorativas :
. 14/03 Dia da Poesia ;
. 15/03 Dia do Circo ;
. 19/03 Dia da Escola ;
. 21/03 Dia do início do outono ;
. 21/03 Dia Mundial da Meteorologia, (tempo meteorológico);
. 21/03 Dia da Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial ;
. 01/04 Dia da mentira;
. 18/04 Dia Nacional do Livro Infantil ;
. 19/04 Dia Do Índio ;
. 21/04 Dia da Inconfidência Mineira, Dia da Inauguração de Brasília ;
. 21/04 Dia do Descobrimento do Brasil ;
. Páscoa;
. 28/04 Dia da Educação.
ARTES:
. Lembrancinhas ;
. Dobraduras;
. Máscaras;
. Pinturas ;
. Desenhos ;
. Recorte e colagem ;
. Figura geométricas ;
. As cores.

ENSINO RELIGIOSO:
. Os Símbolos da páscoa;
. História da Páscoa ;
. O sentido da Páscoa.

EDUCAÇÃO FISÍCA:
. Equilíbrio;
. Gestos ;
. Jogos.

ESTRATÉGIAS:
. Leitura e produções textuais;
. Músicas ;
. Painéis ;
. Pesquisas ;
. Danças ;
. Ditado ;
. Cruzadinhas ;
. Pinturas;
. Máscaras;
. Oficinas ;
. Vídeos;
. Cds.


CULMINÂNCIA: 29/04
. Lanche (torta de chocolate, cachorro-quente e refrigerante); (ou a critério de cada Unidade de Ensino).
. Lembrancinhas;


AVALIAÇÃO:
Avaliação contínua, mediante a qual é possível ajustar progressivamente a ajuda pedagógica às características e necessidades do aluno e determinar se foram realizadas ou não, e até que ponto as intenções educativas estão na base de tal ajuda pedagógica.

 Culminância do Projeto de Leitura e Escrita e Páscoa.

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