sexta-feira, 9 de março de 2012

Atividade 1.1 Curso Elaboração de Projetos Síntese do texto de Nilson José Machado "Projeto de vida."

Projetos
“Projetos é lançar-se para o futuro, com orientação. É a busca pelo que se pretende conhecer. É a procura por respostas para uma interrogação que provoca interesse e incomoda.”
Nilson José Machado
Para Machado projetos podem ser considerados em diversas escalas, como no país, com definição de seus rumos e metas, ou na escola, com a busca por se enraizar na comunidade. Mas no âmbito escolar os projetos devem ser diretamente ao conceito de cidadania. A idéia de cidadania está articulada com a idéia de projetos, de metas pessoais ligadas a uma meta coletiva.
Fundamentado em Jonh Dewey, o autor explica que ”O trabalho com projetos é um micro-exercicio  da vida em sociedade, pois define as metas comuns dos indivíduos.
O professor define ainda que os projetos não podem ter metas triviais nem impossíveis, no projeto deve existir risco,  mas não a impossibilidade.
A existência de projetos está ligada a dúvida, ao estudo e a uma meta em aberto, que o aluno precisa ter uma pergunta, uma dúvida, algo que gere uma discussão, pesquisa, incerteza e conseqüentemente interesse.
Para o educador o educador os projetos não precisam estar presos a pesquisas de assuntos sofisticados, e sim ligado a realidade. O projeto tem que envolver uma dúvida sincera. “O conhecimento para a criança dentro da sala de aula deve estar sendo criado continuamente”.O projeto não se trata de uma falsificação mas de colocar o foco na criação.
Machado ainda ressalta que o projeto é uma ferramenta pedagógica a mais e não substitui a aula no sentido mais tradicional. “A tragédia na escola acontece quando a aula é o único espaço de convívio, desenvolvimento e troca de conhecimentos. Para Machado, deve haver espaço para interação pessoal entre alunos e educador sem que haja com hora marcada, um espaço de natural convivência.
Segundo o professor Machado, nos projetos de faculdades ocorre uma tragédia educacional, quando 100 mil alunos disputam 8 mil vagas, uma disputa árdua que deveria selecionar aqueles realmente preparados. Mas será que estão preparados? Será que aprenderam a desenvolver projetos? As escolas deveriam propagandear quantos alunos colocam na faculdade, para mostrar quantos deles se formam. Aí sim estarão mostrando que realmente preparam bem os estudantes. Uma escola precisa ser avaliada pela formação que dá e não por quantos estudantes colocam no curso superior.
Portanto, deveria haver sempre o desenvolvimento de projetos, naquele sentido do aluno, da criança, do adolescente, projetar-se para a frente, para o futuro com uma meta a  ser alcançada, com uma dúvida a ser respondida, com busca de conhecimento reais e substancias para o futuro do aluno, preparando-o inclusive para seus projetos de vida.

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