O modelo tradicional de escola, fixado há aproximadamente 300 anos, está preso a um formato fechado em que o professor é o agente responsável pela transmissão do conteúdo. Ano após ano, professores e alunos têm de cumprir um currículo preestabelecido, estruturado por disciplinas. Não faz muito tempo, a pedagogia concentravam-se exclusivamente nos processos de ensino, numa via de mão única, cabendo ao aluno o papel de mero receptor. As novas teorias de aprendizagem propõem que o aluno seja capaz de construir seu próprio conhecimento e que tenha um papel mais ativo e crítico.
Projetos que produzam avanços em importantes direções: melhoria na qualidade do ensino através da aprendizagem cooperativa centrada no aluno e na sua autonomia na busca de informação; desenvolvimento de projetos interdisciplinares; otimização do uso dos equipamentos de informática; qualificação do professor e mesmo possível aumento do número de alunos atendidos frente à carência de professores em certas disciplinas.
A escola está inserida em um contexto complexo de relações. Promover mudanças na escola, a partir da introdução das tecnologias, depende de uma série de fatores, que ultrapassam a pura aquisição de equipamentos ou a capacitação dos professores. É preciso que toda a comunidade (gestores, pais) acredite que é necessária a mudança, participe na sua implementação conheça todo o potencial que as tecnologias podem trazer para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. Para começar é suficiente, acreditar na possibilidade de mudança, ter a direção da escola como aliada e disposta a implementar o projeto e contar com a participação de professores que gostem de desafios.
A escola está inserida em um contexto complexo de relações. Promover mudanças na escola, a partir da introdução das tecnologias, depende de uma série de fatores, que ultrapassam a pura aquisição de equipamentos ou a capacitação dos professores. É preciso que toda a comunidade (gestores, pais) acredite que é necessária a mudança, participe na sua implementação conheça todo o potencial que as tecnologias podem trazer para a melhoria da qualidade da aprendizagem dos alunos. Para começar é suficiente, acreditar na possibilidade de mudança, ter a direção da escola como aliada e disposta a implementar o projeto e contar com a participação de professores que gostem de desafios.
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