quinta-feira, 15 de março de 2012

Atividade 1. 5 Elaboração de Projetos

Projeto Pedagógico: Amizade: “SOMOS TODOS ANJOS DE UMA ASA SÓ, PRECISAMOS NOS ABRAÇAR PARA ALÇAR VÔO”...


Este trabalho vem mostrar que o objetivo de educar se baseado em valores significa levar o aluno a refletir sobre sua própria conduta e a dos outros. Valores estes que precisam ser estimulados tais como: diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância; que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum. Neste Trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando-lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos. Por tanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.














INTRODUÇÃO


Educar para a cidadania é uma tarefa árdua e requer empenho e muita luta a fim de se alcançar os objetivos almejados e propostos pelos pensadores de uma educação presa a democracia, que implica na luta constante pela divulgação e pelo respeito aos direitos humanos e a inserção dos valores éticos e morais nos currículos escolares. Os valores funcionam em nossas vidas nos momentos em que decidimos e agimos, tomando-os por fundamento, por base de nossas ações. O objetivo de educar baseado em valores significa levar o aluno a refletir sobre sua conduta e a dos outros. Portanto não podemos esquecer que estamos formando seres humanos que precisam estar munidos de valores desde muito cedo, pois são valores como: diálogo, justiça, respeito mútuo, amizade, solidariedade, tolerância e etc, que os fará agir em prol do outro e em prol do bem comum.

JUSTIFICATIVA


Devido aos constantes conflitos e preconceitos que se encontram e que presencia-se no dia a dia das crianças no seu meio social, percebe-se a importância da realização um projeto que resgatasse alguns valores que devem fazer parte da vida social de um ser humano. Neste Trabalho busca-se desenvolver competências nas crianças, mostrando - lhes como é possível serem verdadeiros amigos, como aceitar e respeitar as diferenças do outro, como lidar com as adversidades de sentimentos. O envolvimento da família no ambiente escolar e social da criança é fundamental e é um componente importantíssimo para a aquisição de valores eventualmente assumidos. O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importante de estar instruindo, mostrando caminhos, apresentando soluções, proporcionando meios de aprendizagem e reflexão sobre a problemática aqui apresentada. Por tanto se faz necessário que a escola e a família busquem e promovam um ambiente de aprendizagem constante para o educando, visando suas necessidades e seu total desenvolvimento.


OBJETIVO GERAL


Desenvolver um trabalho coletivo no ambiente escolar com as crianças, incluindo a família no processo ensino-aprendizagem, como parceiros e colaboradores, estimulando o crescimento do aluno, resgatando valores e o fortalecimento da auto-estima, a relação interpessoal, o diálogo.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS


1- Desenvolver competências sociais em crianças;
2- Mostrar a importância da amizade e como serem amigos;
3- Destacar como lidarem com as quatro emoções básicas: "medo, alegria, tristeza, e ira”.


RECURSOS MATERIAS E HUMANOS .


* Papel pardo, papel sulfite, e.v.a, cola quente, canetas- hidrocor, tinta-guache, lápis de cor, canetinha,cola, cola glitter, tesoura, tv, cd, vídeo, som, câmera digital, data-show , notbook,etc.....
Recursos humanos: professor e alunos;


COMPETÊNCIAS DESENVOLVIDAS


* Afetividade
* Auto-Estima
* Otimismo
* Controle dos impulsos
* Empatia e compreensão do outro
* Prestatividade e solidariedade
* Sinceridade
* Saber Ouvir
* Administração das emoções
* Comunicação Interpessoal


ESTRATÉGIAS


Reflexão (algumas questões relevantes) para pensar:

O que é amizade?
A amizade é o mesmo que amor?
O que é um amigo de verdade?
O que é o medo?
Que coisas nos deixam felizes?
Por quê ficamos tristes?
O que nos deixam com raiva?
Como não falar a um amigo?
Como falar a um amigo?
- Mensagem para refletir "o que é ser amigo"
- A importância da amizade
- Contando histórias, temas: respeito, sentimentos, disciplina, solidariedade, amizade; “coleção: Cida Lope”.
- Fazendo representações através de desenhos dos personagens da história destacando o que mais lhe chamou atenção nas historinhas contadas.
- Representar, falar e ou cantar atitudes e sentimentos de um verdadeiro amigo.
- Realizar debates sobre as atitudes positivas e negativas levando-os a uma reflexão.
- Confecção de mural com fotos em momentos diversos que expressem os valores assumidos.
- Músicas diversas sobre amigos
Solicitar que os alunos expressem seus sentimentos pelo próximo através de desenhos, pintura colagens, desenhos.
- dinâmica do abraço
- dinâmica da caixinha de bombom
- Apresentação de um vídeo musical envolvendo as relações interpessoais cotidianas para ajudá-los a refletir e aprenderem a lidar com as diferenças respeitando o seu próximo, levando-os a perceber que é possível construirmos um ambiente harmonioso, que é importante sermos amigos, que é possível falar sobre diferentes sentimentos, aprender a lidar com verdades e com as mentiras, com a ira e com a dor, com o medo e com a tristeza, com a alegria e a felicidade e como expressar o que lhes agrada e desagrada.



AVALIAÇÃO

A avaliação será contínua através das atitudes dos alunos em sala de aula , no pátio, da escola, antes e depois de cada atividade proposta . No intuíto de observar se os valores propostos e apresentados foram eventualmente assumidos.



BÍBLIOGRAFIA

Lope, Cida . Descobrindo Valores, Editora Brasileitura.
Carneiro, Liliane – Quem vou ser quanto Crescer – Editora: Paulina
Parâmetros Curriculares Nacionais - “PCNs das Séries Iniciais” - Ministério da Educação – Temas Transversais e Ética, Volume 8 – Brasília, 2001.


Nenhum comentário:

Postar um comentário