sábado, 3 de setembro de 2011


Globo Cidadania estreia no sábado, com Serginho Groisman no comando

Para apresentador, existe um Brasil paralelo onde pessoas se movimentam

Globo Cidadania estreou neste sábado 3 de setembro, reunindo cinco programas com um único compromisso: fazer diferença. No comando da atração, que reúne Globo Educação,Globo CiênciaGlobo EcologiaGlobo Universidade; e Ação, o apresentador Serginho Groisman ressalta a importância de um programa dedicado a questões como voluntariado, meio ambiente e conhecimento.
"É fundamental para uma emissora que tem compromissos éticos, morais, ter um espaço reservado para questões voltadas à educação, à cidadania, ao voluntariado, à ecologia. O Globo Cidadania vem marcar seu papel junto à programação nos sábados de manhã. Junto com ele, estreia um portal, que não é só um reatrato do que são os programas, é um complemento, com mais informações ainda.", ressalta Serginho.
Globo Cidadania tem direção de Mauricio Yared e coordenação de Beatriz Azeredo, diretora de Responsabilidade Social e Relações Públicas da Central Globo de Comunicação.
Serginho Groisman comanda o programa Globo Cidadania, exibido aos sábados, às 6h (Foto: TV Globo)Serginho Groisman comanda o programa Globo Cidadania, exibido aos sábados, às 6h (Foto: TV Globo)
Para Serginho Groisman, o programa pode ajudar a abrir os olhos do Estado para o trabalho desenvolvido pela sociedade: "O que consigo ver, de modo geral, é que existe um Brasil paralelo ao Estado, um Brasil que se movimenta através das ONGs, através do voluntariado; um Brasil que tem muitas ideias. E acho que o Estado deveria prestar muita atenção nesse Brasil paralelo, onde as pessoas se movimentam."
Confira os programas de estreia
Globo Educação, às 06h05 – “Quem não cola, não sai da escola?” é o tema do programa de estreia. A jornalista Helena Lara Resende vai às escolas para verificar se novas formas de avaliação podem solucionar o problema da “cola” entre alunos. Professores contam as suas experiências e os métodos usados por algumas escolas para evitar a prática. Os estudantes também opinam sobre o tema.

Globo Ciência, às 06h25 – O programa aborda a revolução da linguística e apresenta a história de dois estudiosos que se especializaram neste assunto e revolucionaram a área: o filósofo suíço Ferdinand de Saussure e o psicólogo americano Burrhus Frederic Skinner. O Globo Ciência é apresentado por Alexandre Henderson, diretamente do Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo, e permite que os telespectadores possam conhecer um pouco da língua falada no Brasil e de seus aspectos e curiosidades.
Globo Ecologia, às 06h50 – O que o futuro reserva para as nossas florestas? O ator Max Fercondini ouve a opinião de pesquisadores, especialistas em clima, governo e economistas para saber o que podemos esperar para os próximos 50 e 100 anos. E ainda levanta questões sobre o que precisa ser feito para garantir a conservação e a recuperação das nossas florestas.

Globo Universidade, às 07h15 – O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) de São José dos Campos e de Cachoeira Paulista, cidades do interior de São Paulo, são os destinos do programa, que mostra como acontece o desenvolvimento de satélites espaciais. No quadro “Mérito Acadêmico”, um professor explica o fenômeno conhecido como “Ilhas de Calor”. Já no “Fora de Série”, é mostrado o trabalho de alguns satélites para mensurar a quantidade de gases liberados na atmosfera durante uma queimada. No quadro “Eu Amo meu trabalho”, o destaque é para a profissão dos meteorologistas, que produzem os boletins de previsão do tempo. E para encerrar o programa, uma matéria sobre o Centro de Controle de Satélites, de onde especialistas do INPE controlam o monitoramento da Terra. O Globo Universidade tem apresentação dos jornalistas Paulo Mário Martins e Lizandra Trindade.

Ação, às 07h40 – O programa mostra as diversidades sociais e culturais de quem vive próximo ao Rio São Francisco, além de apresentar as paisagens de seu entorno. A equipe do Ação viajou pelas águas do “Velho Chico”, conhecido como o rio da integração nacional. Segundo maior rio do Brasil, ele nasce em Minas Gerais, percorre quase três mil quilômetros e atravessa cinco estados antes de encontrar o mar. Júlia Bandeira e Mariane Salerno apresentam a atração, que revela curiosidades e peculiaridades deste rio que guarda riquezas da cultura e da história do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário